Dicas sobre Conceito de Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é um retrato fiel da situação financeira da empresa, é imediato e pode ser atualizado semanalmente e mensalmente, mas deve ser diariamente, proporcionando ao gestor uma radiografia permanente das entradas e saídas de recursos financeiros da empresa.
Pivetta (2005) define que, fluxo de caixa é uma demonstração prática do fornecimento de informações ao gerente financeiro na tomada de decisões. Ele representa a previsão, o controle e o registro de entradas e saídas financeiras durante um determinado período de tempo e informações sobre os dados financeiros da empresa.
O fluxo de caixa demonstra tanto o passado como o futuro, permitindo uma projeção diária da evolução do disponível, permitindo tomar com antecedência as medidas para enfrentar a escassez ou excesso de capital. Assaf Neto e Silva (1997), Ross, Westerfield e Jaffe (1995), Zdanowicz (2004), concordam e conceituam fluxo de caixa como uma ferramenta que representa as entradas e saídas dos recursos financeiros de uma empresa em um determinado período.

Matarazzo (1998), acrescenta que pode-se denominar o fluxo de caixa como um processo de Demonstração das Entradas e Saídas de Caixa, permitindo ao administrador tomar decisões sobre os recursos e onde aplicá-los, Zdanowics (2004) relata ainda que este permite ao administrador financeiro, planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros da empresa.
Por outro lado é importante ressaltar que o fluxo de caixa também é limitado, não fornece informações precisas sobre lucro e sobre os custos dos produtos da empresa, isto porque a apuração e demonstração são realizadas pelo regime de caixa e não pelo regime de competência.

Veja Tambèm:

Você pode deixar um comentário, ou fazer um trackback de seu próprio site.

Um Comentário para “Dicas sobre Conceito de Fluxo de Caixa”

  1. Keep up the fantastic piece of work, I read few content on this web site and I believe that your site is rattling interesting and has sets of wonderful information.

Deixe um Comentário