A Importância do Administrador Financeiro

Dado que o fluxo de caixa nada mais é do que o controle de todas as entradas e saídas de numerários geradas pelas atividades da empresa, conclui-se que o gestor da área financeira não pode ser o único responsável por ele, mas todos os gestores de diversas áreas da empresa divide esta responsabilidade com o gestor financeiro a partir do momento em que cada decisão tomada impacta de alguma forma o fluxo de caixa.

O planejamento financeiro é uma parte muito importante do trabalho do administrador, definindo planos financeiros e orçamentos ele estará fornecendo roteiros para atingir os objetivos da empresa. Além disso, esses instrumentos oferecem uma estrutura para coordenar as diversas atividades da empresa e atuam como mecanismos de controle, estabelecendo um padrão de desempenho contra o qual é possível avaliar os eventos reais (GITMAN, 1997).

Para Ross, Westerfield e Jaffe (1995) uma das funções mais importantes do administrador financeiro é criar valor a partir das atividades de orçamento de capital, financiamento e liquidez na empresa.

Acrescentam Weston e Brigham (2000) que o administrador financeiro possui a responsabilidade de decidir os termos de crédito sob os quais os clientes podem comprar, quanto de estoque a empresa pode carregar, quanto dinheiro deve ter em mãos, se deve adquirir outras empresas (análise de fusões) e quanto dos lucros da empresa pode ser investido no próprio negócio versus pagamento de dividendos.

Veja Tambèm:

Você pode deixar um comentário, ou fazer um trackback de seu próprio site.

Deixe um Comentário